ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS - QUAL O PESO DISSO???


Este é um breve pensamento que coincide com: CAPÍTULO 19 NÃO HÁ RAZÃO PARA DUVIDAR DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. do livro do meteoro brasil, não porque é uma autoridade no assunto, mas a forma simples de repassar essas questões de uma forma menos técnica e mais coloquial.

FICÇÃO: Acreditar em aquecimento global e fumo passivo é o equivalente a acreditar em duendes e fadas.

REALIDADE: Fadas e duendes são entidades ficcionais. Fumo passivo e mudanças climáticas são questões de ciência.

"Como já vimos, as quedas de braço entre interesse econômico e ciência não são novidade. Inéditos mesmo são os desafios que as mudanças climáticas impõem à nossa espécie. Durante os últimos 2 milhões de anos, nossos cérebros evoluíram para lidar de maneira eficiente com preocupações de curto prazo, do predador à tempestade que se anuncia nos céus para daqui algumas horas. Talvez seja por isso que é tão difícil convencer um sujeito que crê na teoria da conspiração climática de que o mundo está se tornando mais quente enquanto ele passa frio na viagem à Europa. A miopia o trouxe até aqui, até este preciso momento em que devemos confrontar não apenas nossa responsabilidade diante do planeta como também nossos vieses cognitivos. Tais vieses são parte do problema a ser superado. Fabulações conspiratórias certamente não ajudam em nada". Meteoro Brasil Tudo o que você desaprendeu para virar um idiota / Meteoro Brasil. - - São Paulo: Planeta do Brasil, 2019.

   Existem diversas razões pelas quais as pessoas podem ter dificuldade em aceitar as mudanças climáticas causadas pelo ser humano. Algumas das mais comuns incluem:

**Viés cognitivo:**

**Viés de confirmação:** A tendência de buscar e interpretar informações que confirmam crenças existentes, enquanto ignoram ou descartam informações contrárias.

**Efeito do "eu já sei":** A crença de que se sabe mais sobre um assunto do que realmente se sabe, o que pode levar à recusa em considerar novas informações.

**Viés do status quo:** A preferência por manter as coisas como estão, mesmo que haja evidências de que a mudança seria benéfica.

**Fatores psicológicos:**

**Negação:** Um mecanismo de defesa que nos protege de emoções desconfortáveis, como a ansiedade e o medo. Negar a realidade das mudanças climáticas pode ser uma forma de evitar lidar com as consequências emocionais dessa realidade.

**Desamparo aprendido:** A crença de que não há nada que se possa fazer para mudar uma situação, o que pode levar à apatia e à inação.

**Falta de autoeficácia:** A crença de que não se tem as habilidades ou recursos necessários para causar um impacto positivo, o que pode levar à resignação.

**Fatores sociais:**

**Pressão social:** O medo de ser ridicularizado ou ostracizado por amigos, familiares ou colegas por acreditar nas mudanças climáticas.

**Influência da mídia:** A forma como as mudanças climáticas são retratadas na mídia pode influenciar as crenças das pessoas. Se a mídia dá mais espaço para vozes céticas ou negações, as pessoas podem ser mais propensas a acreditar nessas ideias.

**Interesses políticos e econômicos:** Algumas pessoas e empresas podem ter interesse em negar as mudanças climáticas porque isso protege seus lucros ou poder. Elas podem financiar campanhas de desinformação ou pressionar políticos para que adotem políticas que favoreçam seus interesses, mesmo que essas políticas sejam prejudiciais ao meio ambiente.

É importante lembrar que nem todos que rejeitam as mudanças climáticas o fazem por má-fé. Muitas pessoas simplesmente não estão cientes da ciência ou não entenderam as implicações da mudança climática. É importante ter conversas abertas e honestas sobre as mudanças climáticas com base em fatos e ciência, e evitar linguagem acusatória ou condescendente.

Também é importante lembrar que há muitas coisas que podemos fazer para combater as mudanças climáticas, tanto individualmente quanto coletivamente. Podemos reduzir nossa pegada de carbono fazendo mudanças em nosso estilo de vida, como dirigir menos, comer menos carne e usar menos energia. Também podemos apoiar políticas que promovem energia limpa e desenvolvimento sustentável. E podemos pressionar nossos líderes eleitos para que tomem medidas sobre as mudanças climáticas.

Cada ação, por menor que seja, ajuda a fazer a diferença. Juntos, podemos construir um futuro mais sustentável para o nosso planeta.

*Textos complementados e revisados pelo chatGpt.

Para se pensar mais: 

* Site do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC): [https://www.ipcc.ch/](https://www.ipcc.ch/)

* Site da NASA sobre Mudanças Climáticas: [https://climate.nasa.gov/](https://climate.nasa.gov/)

* Site da National Geographic sobre Mudanças Climáticas: (https://www.nationalgeographic.com/environment/article/climate-change)

* ONU: clima está mudando mais rápido do que o previsto Mudanças climáticas terão efeitos irreversíveis, diz relatório. https://agenciabrasil.ebc.com.br/https%3A//agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-02/onu-clima-esta-mudando-mais-rapido-do-que-o-previsto


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WORLD CLIMATE CONFERENCE - COP 30 / BELÉM - PARÁ - AMAZÔNIA - BRASIL

Ensino médio com Ensino Profissionalizante

A sociedade brasileira pode ser dividida? A teoria dos setores.